terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Os 10 mandamentos do brincar

O brincar tem que fazer parte da rotina de toda criança. Então, que tal imprimir os mandamentos abaixo e botar em prática com seus filhos ou com crianças que você conheça?

A brincadeira, principalmente na primeira infância, ajuda os pequenos a se tornarem pessoas melhores e mais saudáveis nas próximas etapas de suas vidas. 

E para reforçar a importância da diversão no desenvolvimento infantil, confira abaixo os 10 mandamentos do brincar.

1. Combate a obesidade, o sedentarismo e desenvolve a motricidade. 

Meia hora de pega-pega e amarelinha consome, respectivamente, 224 e 135 calorias. Crianças que brincam, portanto, sofrem menos dos problemas decorrentes do sedentarismo.

2. Promove o autoconhecimento corporal. 

Correr, pular, cair, levantar…  São ações que auxiliam a criança a se perceber e conhecer seus limites e potenciais. 

3. Estimula competências sócio emocionais.

A brincadeira é uma necessidade biológica que ajuda a moldar o cérebro e que, nos diversos contextos, fortalece as relações sócio afetivas, explorando aspectos como autocontrole, cooperação e negociação.

4. Gera resiliência

É uma das mais importantes habilidades para se viver. A frustração de perder um jogo ou de o colega não querer brincar do jeito proposto pela criança irá ajudá-la a se adaptar a uma realidade inesperada, administrando melhor as decepções. 

5. Ensina o respeito ao outro. 

A criança aprende a ouvir, a relacionar-se, aceitando as diferenças. 

6. Desenvolve a atenção e o autocontrole. 

Montar um quebra-cabeça ou empilhar blocos é um desafio que, a cada vez, será resolvido de um jeito melhor. Esse aprendizado é uma ferramenta para superar vários desafios na vida. 

7. Incentiva o trabalho em equipe. 
Os jogos e brincadeiras coletivos são verdadeiras escolas de convivência, cooperação, respeito, trocas, limites, essenciais à vida e ao mundo do trabalho. 
8. Estimula o raciocínio estratégico.
Jogos com regras criam impasses que são vencidos por meio da análise, da argumentação, do momento certo de agir, da avaliação do resultado. Os erros servirão como ponto de partida para novos acertos.
9. Promove a criatividade e a imaginação
Baldes, potes, caixas nas mãos de uma criança se transformam em robôs, aviões, pessoas, casas. Por isso, estimular a criatividade com objetos simples traz mais ganhos à criança do que com brinquedos prontos e caros. 
10. Estabelece regras e limites. 
A criança aprende a respeitar o espaço e o limite do outro, lidando com regras, questionando-as para entendê-las ou para sugerir mudanças, postura essencial para viver pro ativamente na sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espetáculo infantil A Máquina de Voar, de Phil Porter, estreia dia 12 de agosto no Sesc Belenzinho

Créditos: Maria Tuca Fanchin A vida não é muito divertida para as duas crianças presas na Ala Infantil do Hospital Sta. Ruth Dos Ol...