Os bebês que escolhem a sua comida com as mãos são mais propensos a comer de forma saudável e a manter um peso ideal do que os bebês alimentados na boca com colher, mostra um estudo publicado pelo British Medical Journal.
A pesquisa, realizada com 155 crianças entre 20 meses e seis anos e meio, foi baseada em um questionário preenchido pelos pais.
Noventa e dois bebês se alimentaram com o método batizado de “baby led weaning” o famoso BLW (bebê desmamado), que consiste em deixar a criança comer sozinha pequenos pedaços de alimentos sólidos. Os outros 63 foram alimentados com o método tradicional: alimentos amassados e dados na colher.
Os pesquisadores da Escola de Psicologia da Universidade de Nottingham (Reino Unido) mostraram que os carboidratos, como pão e massa, são os favoritos dos bebês que se alimentam com as mãos, enquanto os de colher preferem alimentos doces. Mesmo que os pais ofereçam com mais frequência carboidratos, frutas e legumes e proteínas.
De acordo com os pesquisadores, os carboidratos na forma sólida podem sensibilizar as crianças para a textura dos alimentos, sensação que é perdida na forma de purê. Os carboidratos também são mais fáceis de mastigar do que outros alimentos sólidos, como a carne, afirmaram.
Além disso, mais crianças com sobrepeso ou obesidade entre as observadas se alimentavam com a colher (8 crianças obesas). No grupo dos que se alimentavam sozinhos, apenas uma criança era obesa. Essa diferença não foi explicada pelo peso de nascimento, pelo peso dos pais ou por fatores socioeconômicos, segundo os pesquisadores.
“Nosso estudo sugere que o método de deixar o bebê escolher sua comida com as mãos tem um impacto positivo na preferência das crianças por alimentos mais saudáveis, como os carboidratos”, afirmaram os autores do estudo.
“Isto tem implicações no combate contra o aumento da obesidade nas sociedades contemporâneas”, acrescentaram.
Fica a dica.
Eu sempre aprendo muito quando venho aqui. Adorei o post e não tinha conhecimento desse assunto. :)
ResponderExcluirHummm, bom saber. Vou incentiva-lo a comer mais com as mãos. Bj
ResponderExcluirMuito legal, outro dia li uma reportagem sobre esse assunto em uma revista e achei bem bacana.
ResponderExcluirBeijo,
Claudia Bins
www.aspasseadeiras.com.br
Aqui em casa sempre deixei o meu filho provar os alimentos com as mãos, escolher o que iria pegar para comer. Eu adoraca vê-lo to sujo de comida hahaha Essa é uma ótima dica. Por aqui deu super certo.
ResponderExcluirEu deixo ela a mão, mas ela prefere o garfinho! mas sempre que quer deixo! ótima matéria!
ResponderExcluirwww.mamaesacchi.com.br
Eu sou adepta a essa prática da criança comer com a mão,e essas informações só veio somar a maneira que penso.
ResponderExcluirbjs
Acho super importante em relação à exploração de textura e autonomia. Então realmente somente pontos positivos😍
ResponderExcluirAqui já passamos dessa fase mas sempre bom saber!
ResponderExcluirClaudia
@AsPasseadeiras