Existe sempre uma grande dúvida sobre qual a primeira fruta para oferecer aos bebês. As opções mais comuns são banana e maçã, que estão entre as frutas com menos incidência de resíduos de agrotóxicos.
O abacate também é uma excelente fruta para iniciar os bebês na alimentação complementar, após os seis meses. Excelente fonte de vitaminas, minerais e gordura monoinsaturada e polinsaturada, a gordura positiva essencial para o bom desenvolvimento do sistema nervoso central do bebê.
O problema é que no Brasil o abacate é consumido com açúcar branco refinado, algo não indicado para bebês nem crianças menores de 2 anos. Então como introduzir essa deliciosa fruta?
Amassada e in natura, por exemplo. Sem açúcar. Apenas amassada como um purê. Os bebês desconhecem o sabor de qualquer fruta e oferecer uma que tem uma sabor neutro e de consistência suave, pode surpreender.
Rico em vitamina E, gorduras monoinsaturadas, vitaminas, sais minerais e glutationa — um poderoso antioxidante.Seu valor energético elevado está relacionado ao seu conteúdo em gorduras, responsável pelo aumento do colesterol HDL (considerado o bom colesterol).
Além disso contém proteínas e ferro. A sua polpa é rica em vitaminas A, B1, B2, fitosterol, lecitina, tanino e ácido oléico, linoléico e palmítico.
Uma outra sugestão é misturar o abacate a outras frutas, como meia banana madura amassada ou um purê de maçã ou de pera.
É possível acrescentar o abacate na comida de sal, por exemplo. Amassado com um pouco de caldo de feijão ou misturado com um purê de abóbora, de madioquinha ou mesmo de batata.
O ideal é ir testando o sabor dessa deliciosa e importante fruta na alimentação cotidiano do bebê.
Oi Camila tudo bem?
ResponderExcluirAinda não tenho filho, mas quem sabe mais pra frente tenho um e coloco em pratica todas as suas dicas =)
Bjinhos e até mais
http://adrianaurata.com.br
olá, coloque sim. é muito importante uma alimentação saudável tanto para os filhos como para nós adultos. bjs
Excluir