quinta-feira, 19 de maio de 2016

Seminário Pais e Filhos - Eu Fui

No ultimo domingo, estive participando do Seminário Internacional da revista Pais & Filhos: “Mãe também é gente”. Foi um evento muito rico de informações.

Tudo foi muito válido, mas quero falar sobre a primeira palestra com a Cris Guerra, autora de livros Hoje vou assim e Para Francisco.
Sinceramente eu não a conhecia, não sabia de sua historia de vida, mas conheci e me identifiquei em muitas coisas. Chorei, ri, e aprendi.
Para quem não conhece, a Cris Guerra tem uma história de vida de superação: perdeu os pais muito jovem e quando estava grávida de 7 meses o namorado teve um enfarte fulminante.
Ao longo da palestra ela contou como foi o período de luto pelo namorado e a necessidade de criar o filho sozinha.
Foi um tema emocionante e que me fez refletir muito, não tenho perdas na minha vida, mas tenho ausências (pai da Lavínia) e apesar de todas as dificuldades assim como eu, ela sempre levou a vida com bom humor.
Cada sofrimento é único e é complicado comparações.

Acredito que o principal aprendizado foi aceitar a ouvir as diferenças com naturalidade.
Mãe tem todos os significados , qualidades e interpretações. Não existe certo ou errado, existe o seu jeito de fazer, de falar, de cuidar e de educar, nem por isso você é mais ou menos mãe. 


Com isso ela nos deixou as 10 coisas que aprendeu com a maternidade, e mais uma vez me identifiquei com mais da metade dos tópicos, são esses: 


1 Não vem com manual.
2 Maternidade é uma aventura sem volta.
3 Comparou, chorou.
4 Mães precisam de ajuda.
5 Mães são empreendedoras por natureza.
6 Ter um filho rejuvenesce.
7 Ser mãe não é a minha única forma de realização.
8 O que faz um filho feliz é (entre outras coisas) uma mãe feliz.
9 Ser mãe é saber dizer não. Principalmente para as expectativas dos outros.
10 Nada como um filho para nos apresentar potenciais que nem imaginávamos ter.


E contigo? quais são as suas 10 coisas que aprendeu com a maternidade? 

Agradeço mais uma vez a Pais&Filhos e a Cris Guerra por me fazer diferente desde então. 

Beijos

Cah Teixeira 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espetáculo infantil A Máquina de Voar, de Phil Porter, estreia dia 12 de agosto no Sesc Belenzinho

Créditos: Maria Tuca Fanchin A vida não é muito divertida para as duas crianças presas na Ala Infantil do Hospital Sta. Ruth Dos Ol...