terça-feira, 28 de junho de 2016

Superproteção dos pais é um dos fatores que impedem o brincar livre

Quando as crianças brincam livremente, adquirem habilidades fundamentais para prepará-las para o futuro. Pesquisa feita, mostrou que 94% dos pais no Brasil concordam que brincar e se sujar são essenciais para o desenvolvimento dos filhos. Apesar disso, o brincar livre está em declínio, e um dos motivos é justamente a superproteção dos pais.
Mesmo tendo consciência sobre a importância do brincar para desenvolver habilidades como expressão de ideias, empatia pelos outros, força e resistência física, memória e resolução de problemas, a preocupação com a segurança dos filhos fala mais alto, e os pais acabam por privá-los de brincar livremente.
No Brasil, 97% dos pais concordam que regras e supervisão são uma boa maneira de garantir a segurança dos filhos /Divulgação (Foto: Divulgação)No Brasil, 97% dos pais concordam que regras e supervisão são uma boa maneira de garantir a segurança dos filhos /Divulgação (Foto: Divulgação)
No estudo realizado, metade dos pais no Brasil disse não contar com ambientes adequados para seus filhos brincarem. E 97% concordam que regras e supervisão são uma boa maneira de se certificarem de que os filhos estão seguros quando brincam. Para o especialista em educação, o desafio é criar condições seguras para que as crianças possam se divertir livremente:
“Ao falarmos de liberdade para as crianças brincarem, não estamos falando para colocá-las em risco. O que estamos falando é que isso deve acontecer em locais onde a segurança delas possa ser, se não garantida, ao menos providenciada. Às vezes, nos tornamos superprotetores e, no ímpeto de impedir que os filhos tenham qualquer problema, os privamos de seu próprio senso de resiliência”
Os pais brasileiros concordam. No mesmo levantamento feito, 74% dizem que às vezes não têm certeza sobre como os filhos devem brincar, então usam regras e os monitoram para que estejam seguros. E 66% afirmam sentir que em alguns momentos exageram na supervisão porque nem sempre sabem exatamente quando a mesma é necessária ou benéfica para o desenvolvimento dos filhos. Explicam-se que faz parte do crescimento e aprendizado das crianças lidar com seu próprio senso de segurança: “Às vezes, você precisa cair, ralar o joelho, se sujar, levantar e seguir em frente, sem seus pais sempre lá para se certificarem de que está tudo bem. Esta é uma parte muito interessante de crescer: você deve aprender com seus erros, precisa cair, se levantar e sacudir a poeira. Assim, não se trata de colocar as crianças em riscos desnecessários, mas é uma questão de evitar a superproteção”.
Crianças pequenas também precisam brincar livremente  (Foto: Divulgação)Crianças pequenas também precisam brincar livremente (Foto: Divulgação)
Para ajudar os pais com dicas para estimular o brincar livre na rotina das crianças, no mês de Julho, darei várias dicas de brincadeiras, um incentivo para que as crianças vivam mais experiências com menos restrições. Em parceria com especialistas em desenvolvimento infantil, as melhores maneiras de ajudar a garotada a brincar, explorar e se sujar todos os dias serão postadas aqui. 

Beijos

Cah Teixeira 

7 comentários:

  1. É verdade, eu sou super protetora!

    Beijos, Laura
    www.maede2.com.br

    ResponderExcluir
  2. Interessante a sua abordagem. Às vezes a gente quer proteger demais e fica em cima da criança o tempo todo... gostei da dica.

    ResponderExcluir
  3. Sou bem tranquila, deixo as meninas se sujarem e se caem digo pra levantar e cair de novo! kkkk

    Clau
    @AsPasseadeiras

    ResponderExcluir
  4. Por aqui nem é uma questão de superproteção é preguiça consciente mesmo.
    Muito frio, umidade e poucas opções de lugar.

    ResponderExcluir
  5. Aqui em casa somos bem tranqüilos. Nem um dos três foi, ou esta sendo, super protegido. Mas isso vai de família para família..

    ResponderExcluir
  6. Eu sou mega protetora e a matéria me fez ver que talvez deva dar uma amenizada.

    ResponderExcluir
  7. Oi Cah, muito legal o seu post. É importante dar liberdade para as crianças brincarem e estimularem a sua criatividade, entrarem no mundo da fantasia, mas é importante ter atenção a segurança e saber medir essa liberdade com segurança. Estou aguardadndo os demais posts. Gostei tando do post que vou compartilhar na minha página.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir

Espetáculo infantil A Máquina de Voar, de Phil Porter, estreia dia 12 de agosto no Sesc Belenzinho

Créditos: Maria Tuca Fanchin A vida não é muito divertida para as duas crianças presas na Ala Infantil do Hospital Sta. Ruth Dos Ol...